Máscaras de poeiras recomendadas pela IVHHN para protecção de cinzas vulcânicas

 

Introdução

Tipos de máscaras e padrões

Máscaras recomendadas

Encontrar uma boa máscara

Um bom ajuste

Crianças

Exposição ocupacional

Armazenagem

Aviso

Referências Web index


Introdução

Após uma erupção, a cinza vulcânica pode causar irritação das vias respiratórias superiores e dos pulmões e, se esta for respirada durante muitos anos, pode causar doença pulmonar. Uma vez que a cinza vulcânica se encontra suspensa no ar, é vital que a população exposta se proteja usando máscaras. Para o público, o uso de máscaras é necessário apenas enquanto os níveis de poeiras em suspensão estão acima dos níveis de base. Para aqueles envolvidos em operações de limpeza, manutenção de jardins ou mesmo pessoas que estão a limpar casas e propriedades, as máscaras devem ser usadas enquanto a cinza se encontra móvel na atmosfera.


Tipos de máscaras e padrões

Para protecção contra cinzas vulcânicas, com elevada eficiência, máscaras/respiradores leves são as apropriadas. A máscara deve fornecer protecção para as concentrações mais elevadas que uma pessoa pode ser exposta. As máscaras apropriadas disponíveis estão marcadas com “CE”, mostrando que as mesmas foram testadas por um padrão reconhecido. Também devem estar marcadas com o standard (e.g. EN 149:2001 na UE ou N95 nos EU) e um código adicional como FFP1 (eficiência baixa), FFP2 (eficiência média) ou FFP3 (eficiência alta) (FFP = Filtrando Pedaços na Cara) é visto nas máscaras da UE. O standard US N95 é de forma geral equivalente ao FFP2 ou ao FFP3 uma vez que é eficiente até 10 x o limite de exposição ocupacional do local (ver tabela 2). Quanto maior é o número FFP, maior a protecção que o respirador pode fornecer, quando usado de forma apropriada. Máscaras pré-2001 podem também distinguir entre aquelas apropriadas para sólidos e líquidos e.g. FFP2S. As máscaras disponíveis cobrem o nariz, boca e parte do queixo. Algumas delas contêm válvulas de exalação. Uma banda elástica à volta da cabeça e pescoço mantêm-nas no sítio.

valve_mask mask

Figuras 1 & 2. Máscaras podem conter ou não válvulas.

As máscaras com válvulas são mais confortáveis, especialmente para quem usa óculos, senão estes podem embaciar. Estas são apropriadas para climas quentes e húmidos.


Máscaras recomendadas

As tabelas seguintes fornecem exemplos de respiradores apropriados fornecidos pela companhia 3M. Existem muitos outros fabricantes (por exemplo, Willson, Moldex, Uline, Pyramex, ver os endereços web na secção das Referências Web) que fazem máscaras semelhantes.

Tabela 1. Respiradores sem necessidade de manutenção da 3M, modelos do Reino Unido e União Europeia.
Estão todas em conformidade com o padrão EN149. LOEL = Limite de Exposição Ocupacional Local
Produto nº 3M, Reino Unido Tipo de máscara Eficiência Limite Ocupacional Presença de válvula Informação
8011 Copo resistente FFP1 4 x LOEL Não Mascara básica
8812 Copo brando FFP1 4 x LOEL Sim  
8710E Copo brando FFP1 4 x LOEL Não  
9312 Dobrado FFP1 4 x LOEL Sim  
9310 Dobrado FFP1 4 x LOEL Não  
8822 Copo brando FFP2 10 x LOEL Sim Bom para ambientes húmidos
8825 Copo brando FFP2D 10 x LOEL Sim Bom para ambientes húmidos
8810 Copo brando FFP2 10 x LOEL Não  
9322 Dobrado FFP2 10 x LOEL Sim Bom para ambientes húmidos
9320 Dobrado FFP2 10 x LOEL Não  
8835 Copo brando FFP3D 20 x LOEL Sim Bom para ambientes húmidos
9332 Dobrado FFP3 20 x LOEL Sim Bom para ambientes húmidos

 

Tabela 2. Respiradores sem necessidade de manutenção dos modelos 3M dos Estados Unidos e Canadá.
Estão todas em conformidade com os padrões NIOSH 42 CFR84 N95 ou N100. LOEL = Limite de Exposição Ocupacional Local.
Produto nº 3M dos Estados Unidos Tipo de máscara Eficiência Limite Ocupacional Presença de válvula Informação
8000 Copo resistente N95 - Não Curta duração
8210 & 8110S Copo brando N95 10 x LOEL Não

 

8511 & 8211 Copo brando N95 10 x LOEL Sim Bom para ambientes húmidos
9210 Dobrado N95 10 x LOEL Não Confortável
9211 Dobrado N95 10 x LOEL Sim Bom para ambientes húmidos
8233 Copo brando N100 10 x LOEL Sim 99.7% de eficiência do filtro

 

Tabela 3. Respiradores sem manutenção de modelo 3M, Japão.
Todas em conformidade com a lei da segurança industrial e da saúde (Lei nº 57 de 1972).
Eficiência: D = disponível; S = sólido; L = Líquido. 1,2,3 equivalente de forma geral a FFP1,2,3.
Produto nº 3M do Japão Tipo de máscara Eficiência Tempo limite para uso Presença de válvula Informação
8511
Copo brando
DS2 27 horas Sim  
8812
Copo brando
DS1 12 horas Sim  
8233 Copo brando DS3 38 horas Sim  
8577 Copo brando DL2 23 horas Sim Bom para ambientes húmidos
8210J Copo brando DS2 13 horas Não  
8710 Copo brando DS1 14 horas Não  
9913 Copo brando DS1 11 horas Não  
8000J Copo resistente DS1 3 horas Não  
9322 Dobrado DS2 18 horas Sim  
9312 Dobrado DS1 19 horas Sim  

 

Os respiradores do Reino Unido/União Europeia são testados relativamente à penetração de partículas com diâmetro> 0.5 µm e os respiradores dos Estados Unidos são testados para um diâmetro> 0.3 µm. Recomenda-se que os respiradores com válvulas sejam usados em climas quentes ou húmidos contudo os mesmos adicionarão conforto em todos os ambientes. Os respiradores distribuídos pela população devem ser escolhidos de acordo com a ocupação das pessoas e a possível concentração de poeiras suspensas. Por exemplo, para a população em geral exposta a poeira vulcânica em suspensão, as máscaras FFP1 podem ser apropriadas se os níveis de pó não excederem 4 x o limite de exposição ocupacional local. Para os trabalhadores envolvidos em tarefas de limpeza, jardinagem ou outras profissões de elevada exposição, as máscaras FFP2 OU FFP3 são as recomendadas. Recomendam-se máscaras dobráveis uma vez que se podem empacotar individualmente, permitindo uma armazenagem limpa, e uma distribuição fácil e higiénica. Contudo as máscaras dobráveis podem não servir tão bem em pessoas com caras ou queixos pequenos.


Encontrar uma boa máscara

Um respirador deve passar por três testes:

  • deve ser capaz de fornecer protecção adequada;
  • deve servir e ser compatível com outros equipamentos de protecção pessoal que se possa usar simultaneamente;
  • Iadicionalmente, deve usá-la sempre correctamente para que seja completamente efectiva.

Os respiradores protegem eficazmente apenas quando estão colocados apropriadamente, sem fugas à volta do nariz ou queixo. Até os respiradores caros serão ineficientes senão estiverem bem selados à cara. Um bom ajuste baseia-se no contacto próximo entre o respirador e a pele sem a presença de cabelo na região de contacto. Por consequência, a presença de barba pode afectar o ajuste e reduzir a protecção. Muitos fabricantes fazem respiradores com diferentes tamanhos para se ajustarem a diferentes formas e tamanhos faciais. Não se deve esperar que um respirador sirva em todas as pessoas. Se é responsável por fornecer máscaras a uma comunidade, deve ordenar diferentes tamanhos e tipos. Não será possível, contudo, adequar máscaras a todas as pessoas individualmente. Se os recursos permitirem, um esforço especial deve ser feito para ajustar máscaras para os indivíduos expostos de forma ocupacional e para outros grupos sujeitos a grande exposição.


Um bom ajuste

Para verificar se um respirador se ajusta de forma apropriada, assegure-se que a banda e qualquer faixa para moldar o respirador à volta do osso do nariz estão correctamente ajustadas. Depois segure o respirador na posição certa e inspire e expire profundamente. Se detectar alguma fuga à volta da sua cara deve reajustar o respirador e voltar a testar. Ver no fim do documento instruções adicionais.


Crianças

Infelizmente os respiradores não são feitos para servir na face das crianças. Por esta razão, as crianças devem ser mantidas nos interiores e impedidas de brincar em ambientes com poeiras enquanto a cinza se encontrar presente.


Exposição ocupacional

Para trabalhos contínuos em condições de poeiras, respiradores não disponíveis para toda a face com filtros mutáveis serão os mais apropriados e são também os mais confortáveis para usar em condições húmidas e quentes.

Para condições extremas consulte: http://www.3m.com/intl/za/ohes_airstream.html para elmos providos com ventilação.


Armazenagem

Apesar das máscaras estarem disponíveis, se os suplementos são limitados podem ser novamente usados se armazenados numa caixa ou saco limpos para assegurar que o pó do exterior não os vai contaminar. Não devem ser pendurados num ambiente sujo. Devem ser substituídos ao primeiro sinal de dificuldade em respirar.


Aviso

É possível comprar máscaras baratas chamadas máscaras “cómodas”, “confortáveis” ou “higiénicas”. Elas podem parecer semelhantes a máscaras disponíveis inconsequentes mas não são apropriadas para usar em ambientes de poeiras e não têm as marcas “CE” ou “EN149/N95”. Em vez disso, o pacote pode dizer algo semelhante a “Este produto não fornece protecção respiratória”. A não ser que o produto confirme que está de acordo com um padrão reconhecido, não use estas máscaras para protecção da cinza vulcânica.


Referências Web

Fabricantes de máscaras de poeiras:

Instruções sobre colocação de máscaras:

Guias de saúde e segurança:


Agradecimentos

Este documento foi escrito por um painel de peritos do IVHHN. O IVHHN está agradecido ao Leverhulme Trust, Reino Unido, por financiar encontros dos associados.

O IVHHN está também agradecido às seguintes pessoas:
Yasuhiro Ishimine, National Research Institute for Earth Science and Disaster Prevention, Bosai, Japan for researching Jaaneses health and safety guidelines.
Jim Chisholm, UK Health & safety Executive, pela revisão do documento.


O seguinte diagrama das instruções de ajuste é simpatia do 3M (ver na página seguinte).

 

3M Mask Instructions

 
English Dutch French German Greek Italian Japanese Portuguese Russian Spanish Indonesian

Latest News

PAMPHLETS

Download our pamphlets on preparing for ashfall and on the health hazards of ash. They are designed for mass distribution at the onset of new eruptions. They are now avaiable in English, Japanese, French Spanish, Portuguese, Swahili, Indonesian and Icelandic with Italian versions being available shortly. Please see our Pamphlets page for further infomation.

 

  

 

FACE MASK USE

IVHHN has an article under the Guidelines tab which used to be called 'Recommended Face Masks'. This has now been updated to 'Information on face masks' and is an interim page whilst the Health Interventions in Volcanic Eruptions project investigates which types of respiratory protection are effective in protecting the general population from volcanic ash inhalation. Please note that the translations in Spanish, Japanese and Portuguese have not yet been updated.

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics